quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Café - produção em crescimento

Apesar de todas as intempéries, que também atingiram a agricultura Brasil afora, com alagamentos em várias culturas e diversas perdas, o ouro verde brasileiro, o café, tem uma estimativa de quase 30% de crescimento nesta próxima safra.

Esse aumento na produção do café, principalmente do tipo arábica, trará também uma maior participação na balança comercial brasileira, favorecendo o superávit nacional, o que já foi mostrado no primeiro mês deste ano quando foram exportadas 2,2 milhões de sacas de 60kg, contra 2,1 milhões em janeiro do ano passado. Se for incluído o café solúvel a esses números, os valores se alteram para 2,43 milhões e 2,32 milhões de sacas, respectivamente, números que dão a janeiro de 2009 um registro recorde para os últimos quatro anos.

Em termos de receita cambial, os negócios com a exportação de café geraram uma receita de 377 milhões de dólares, 16,7% superior a janeiro de 2009 que atingiu a marca de 323 milhões de dólares.

Isso mostra a valorização do produto brasileiro, que, enquanto contou com um aumento de 5% no volume exportado, apresentou um número três vezes superior em termos de receita.

Números para o início deste ano de 2.010 e que ainda vão mudar bastante com o segundo semestre quando estiver disponível a nova safra, tanto para o tipo robusto quanto para o arábica cuja colheita deste ano é favorecida com a alta do ciclo bianual.

Em 2.009 o Porto de Santos estabeleceu um novo recorde anual de movimentação de cargas ao atingir 59,334 milhões de toneladas, com o café participando desse volume com um incremento de 14,5% do total exportado em relação a 2.008 e, pelo que se vê diante da expectativa da nova safra, 2.010 não será diferente.

Por tudo isso, é bom o mercado abrir os olhos para esse produto, além de os Armadores disponibilizarem contêineres com as especificações requeridas, já que o café necessita de determinados tipos de cofres de carga e já enfrentamos graves problemas na exportação cafeeira por falta de equipamentos.

Walter Joaquim

2 comentários:

Alfredo disse...

Poderia me informar quando acontece a safra do café?

Alfredo Oliveira/Londrina-PR

Walter Joaquim - EcoShipping disse...

Boa Tarde!
Prezado Alfredo,
A colheita do café normalmente começa em maio e segue até meados de agosto/setembro.
Obrigado pela visita.