sábado, 20 de março de 2010

A presença do café no Porto de Santos


O Porto de Santos foi criado basicamente para facilitar a exportação do café que vinha, então, no lombo de mulas, descendo a Calçada do Lorena para acessar aquele porto fétido, com trapiches que mal acondicionavam o valioso café.

Com as novas instalações inauguradas naquele longínquo fevereiro de 1892, tudo começou a mudar e o Porto iniciou uma nova fase, de crescimento, desenvolvimento e saneamento.

Com a modernização, veio também a nova estrada ligando o Planalto a Santos. O que hoje chamamos de Estrada Velha de Santos desativou a Calçada do Lorena e facilitou a acesso ao Porto Santista.

O café continuava a ser a carga com maior movimentação no Porto, respondendo por cerca de 95% do total operado e dono de um recorde que levou 97 anos para ser batido.

Em 1909 porto movimentou 787.856 toneladas de café, volume somente superado em 2006 quando foram embarcadas 926.472 toneladas - veja tabela.

E agora o Porto apresenta novo recorde no embarque do ouro verde brasileiro.

No último mês de janeiro foram embarcadas 1,89 milhão de sacas, as quais representam 71% do total de sacas exportadas pelo Brasil naquele mês. É preciso dizer que Santos domina completamente as exportações brasileiras de café?

Forte presença no Porto - De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), o café em grãos é o terceiro produto que mais gera receita entre as cargas exportadas pelo complexo portuário santista, atingindo US$ 1,7 milhão, 6,6% do total. Entre os principais destinos estão Alemanha, Estados Unidos e Itália.

Nenhum comentário: