quarta-feira, 7 de abril de 2010

Abril - um mês a ser comemorado

 

Ideal X

Na navegação, abril deveria ter um significado especial e o dia 26 deste mês tinha de ser feriado internacional. Foi no dia 26 de abril, lá nos idos de 1956 que um novo tipo de serviço foi implementado neste nosso segmento - reinventaram a roda!

Naquela data, o navio Ideal X navegou inaugurando este novo tipo de serviço criado por Malcom P. McLean - o navio embarcara 58 contêineres no convés devidamente adaptado para receber a novidade. Este primeiro lote foi embarcado no porto de Newark (New Jersey), com destino a Houston (Texas).

Este espetacular equipamento de transporte de cargas inovou totalmente as operações de embarque e descarga, facilitando sobremaneira a vida dos planistas, pois estes não mais precisam ficar loucos para saber onde colocar caixas de vinho, sacas de café ou arroz, barris de azeitona e todo tipo de carga de todo formato, tamanho e peso.

Praticamente deixou de existir tipos variados - as cargas, dentro dos contêineres, passaram a ter uma padronização facilitando acomodá-las a bordo.

O contêiner também obrigou aos portos a se modernizarem, buscando opções eficientes para movimentar essas caixas de aço. Modernos portêineres agilizam as operações de forma brutal.1os embarques

Conclusão, um navio que antes ficava de 10 a 15 dias no porto, e tinha as operações suspensas por causa de chuvas, agora não fica mais que algumas horas parado, operando. Entra e sai no mesmo dia.

Enganados estavam os administradores do porto de Nova York que, quando viram aquelas caixas estranhas comentaram que não mais de 5% da carga seria utilizada naquilo. Ledo engano, hoje, apenas 5% das cargas no porto de Nova York são soltas. 95% é conteinerizada.

Temos muito a agradecer ao Sr. McLean, o pai da conteinerização que, com seu invento, encurtou as distâncias do mundo, facilitando a globalização

Nenhum comentário: